Juntar forças por Ronfe

FIRMINO MENDES

FIRMINO MENDES, professor e escritor.

Nasceu em Ronfe. Para além de professor e formador de professores de Língua Portuguesa, em vários pontos do país (Guimarães, Porto, Lagos, Caxias e Paço de Arcos), foi professor de Estética e de Teoria da Comunicação, no Ensino Superior.

Publicou alguns livros de poesia, como “Ilha sobre Ilha” (Prémio Nacional de Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, em 1991 – Editorial Caminho, 1993), “Fronteira Animal” , “Invocação e Ofícios”, “Um Segredo Guarda o Mundo” e “A Terra e os Dias” ( Pedra Formosa, Guimarães). Recebeu alguns prémios literários, dos quais salienta o do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pela livro “Janela Branca”, e o Prémio Literário Cidade de Almada pelo original “Desvelamentos”, ainda inéditos.

Publicou alguns ensaios, dos quais salienta “ A Palavra Poética: Octavio Paz e António Ramos Rosa” ( Colóquio- Letras, Dezembro de 1998) e “ Walt Whitman e Álvaro de Campos” ( Tabacaria, da Casa Fernando Pessoa). Está incluído em várias antologias de poesia e ficção.

Participou em vários Encontros de Poesia, como o Encontro Internacional Poesia, em Lisboa ou a Bienal Internacional de Poesia, em Coimbra, ou outros, da Madeira ao Alto Douro.

Recebeu a Medalha de Cultura da Vila de Ronfe.

1 comentários:

  Anónimo

10 de outubro de 2009 às 18:13

óhhh Snr. Mendes

Vocês não têm cá ninguem que saiba ao menos falar.

Mas as ideias são boas.
Eu voto BE!

Ass. Zum Zum